Hoje em dia, vão surgindo aplicações multimídia cada vez mais complexas. Tais aplicações envolvem informações na forma de dados, áudio e vídeo, que devem ser transportadas atendendo a requisitos próprios de qualidade de serviço. Requisitos referentes à confiabilidade, atraso de transmissão, variação de atraso e largura de banda de transmissão, por exemplo. No caso de voz, os requisitos mais importantes são o atraso e a variação de atraso.

    Em ligações internacionais, como por exemplo do Brasil para o Japão, podemos experimentar os efeitos de um atraso superior a 400 milisegundos, o que dificulta uma conversação telefônica. O mesmo vale para a transmissão de vídeo em tempo real, que, além desses requisitos, requer uma banda de transmissão maior. A cada dia, o usuário está menos satisfeito com sua conexão para a internet. E essa insatisfação pode chegar ao limite, uma vez que o tráfego na rede cresce cerca de 300% ao ano.

    Isto tudo nos leva a pensar em uma segunda geração da Internet, ou Internet 2, que está sendo desenvolvida a partir de uma infra-estrutura de rede de alta velocidade com mecanismos que permitam atender aos requisitos de qualidade de serviço inerente a cada tipo de mídia, oferecendo, portanto, suporte a aplicações multimídia.

    Graças à banda larga, a Internet 2 apresenta soluções que podem modificar o comportamento das pessoas: será possível transmitir imagens médicas, estáticas ou dinâmicas, prontuários eletrônicos, realizar videoconferências para discutir diagnósticos ou navegar pela internet, enquanto assiste à programação da T.V.

    Do ponto de vista tecnológico, o projeto Internet 2 é fascinante, com desafios a serem superados dia-a-dia. Do ponto de vista humano, é motivador e fundamental, pois o seu grande objetivo é levar às comunidades distantes e carentes todos os recursos e benefícios decorrentes do suporte a aplicações, como as de Tele-Educação e Telemedicina.

    E, atingindo esse objetivo, podemos, de fato, comemorar a verdadeira vitória de ver resultados práticos da aplicação da tecnologia em prol da sociedade.