Num
cenário mundial que, cada vez mais, exige adaptações tecnológicas, a educação
da população é decisiva para o desenvolvimento da economia local e para
a sua integração à economia globalizada. Surge, portanto, a necessidade
de se criar mecanismos que permitam a educação de grupos cada vez maiores,
com custos e tempo reduzidos.
A automatização do processo de ensino e aprendizagem
atende a estes requisitos, mas a qualidade do resultado depende, dentre
outros fatores, do grau de interatividade entre alunos e professores.
Na realidade, a Tele-educação tem sido implementada de inúmeras maneiras.
Hoje, temos muitos tipos de cursos disponíveis
pela internet. Alguns dos mais conhecidos são os da Open University,
que chega a ter 50.000 alunos por curso. Opera com uma estrutura baseada
em professores e monitores e emprega, também, o correio tradicional na
comunicação entre alunos e escola. Quando falamos de Internet 2 e em redes
de alta velocidade, o que estamos querendo é oferecer cursos por meios
de sistemas de videoconferência ou utilizar a Web como ferramenta de ensino.
A web pode ser empregada como meio de distribuição de videoconferência
ou de acesso a cursos e bibliotecas multimídia a partir de sistemas sob
demanda. Tais cursos podem constituir-se de texto, animações, vídeo-clips,
exercícios auto-corrigíveis, simuladores, laboratórios virtuais, dentre
outros.
No Brasil, tanto o governo como as universidades
vêm produzindo e veiculando o ensino a distância. Com essa nova facilidade,
na área de educação será possível, por exemplo, visitar bibliotecas e
participar de aulas com professores de várias partes do mundo. Entretanto,
desenvolver o conteúdo educacional para Internet 2 não é tarefa simples.
As aplicações requerem ferramentas sofisticadas, uma vez que envolvem
dados, textos e voz.
Considerando estes aspectos, o projeto de Tele-Educação
desenvolve ferramentas e aplicações para oferecer à comunidade universitária
seminários de pós-graduação e mini-cursos complementares para graduação
e ao público em geral, mini-cursos de extensão. Este projeto está organizado
segundo dois sub-projetos : Vídeo
sob Demanda e Transmissão multicast de vídeo.
Como
exemplos de aplicações de tele-educação no
consórcio São Paulo temos os Cursos
on Line, a Biblioteca
Digital, o Laboratório
Virtual, animações
3D e as ferramentas de EAD
(Ensino a Distância), desenvolvidas pelo Larc.
Veja*
a seguir alguns artigos sobre Tele-educação:
*Para
visualizar estes artigos é necessário ter instalado o Acrobat
Reader. 
"Sistema Multimídia sob Demanda
para Ensino à Distância" ; R.M. Silveira, C.B.Margi, F.R. Spinardi,
M. Blanes, S. Kovach, G. Bressan, T.C.M.B. Carvalho e W.V. Ruggiero;
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"A
Multimedia on Demand for Distance Education" ; R.M. Silveira,
C.B.Margi, L.G. Gonzalez, E. Favero, O.D. Vilcachagua, G. Bressan
e W.V. Ruggiero;
"A
Framework for Distance Learning Employing Video on Web Environment"
; G. Bressan, R.M. Silveira e W.V. Ruggiero;
"Projeto
Multimídia sob Demanda: Uma Experiência em Ensino a Distância" ;
C.B.Margi,
R.M. Silveira, L.G. Gonzalezi, E. Favero, O.D. Vilcachagua, G. Bressan
e W.V. Ruggiero;
"Ferramenta
de Apoio na Organização e Preparação de Cursos à Distância" ; L.G.
Gonzalez, F.E. Lemos e Wilson Ruggiero;
"Sistema
Modular de Avaliação da Aprendizagem Via Web: WebTest" ; E. Favero,
O.D. Vilcachagua, G. Bressan e W.V. Ruggiero;
"Projeto
Poli-Virtual: Tecnologia para a Virtualização do Ensino" ; R.M.
Silveira, T.C.M.B. Carvalho, F.E. Lemos e Wilson Ruggiero;
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